A priori o homem vem desenvolvendo tecnologias para facilitar sua vida, é uma busca constante de inovações tentando suprir determinadas necessidades.
No entanto, a presença das novas tecnologias principalmente do uso do computador e da Internet vem mudando e criando novos padrões de comportamentos exigindo no dia- a- dia do ser humano uma adaptação de forma rápida a esses meios.
Diante dessas transformações tecnológicas temos que nos adaptar e buscar aprimorar conhecimentos para fazer uso significativo dessa ferramenta, pois ela está inserida num contexto global.
As redes e suas mídias unem pessoas numa audiência e interatividade muito grande.
“Sem dúvida, a interconectividade atingida através da Internet é muito maior do a que vivemos há cem ou cinqüenta anos atrás do telégrafo, rádio ou telefone. Todavia nós ainda fazemos com a Internet nada mais nada menos do que desejamos no domínio das opções que ela oferece, e se nossos desejos não mudarem, nada muda de fato, porque continuamos a viver através da mesma configuração de ações (de emocionar) que costumamos viver”. (Maturana, 2001, p.199)
As tecnologias na escola desempenham um papel de promover mudanças de atitudes e metodologias de ensino para o professor, é um recurso presente, e que a cada dia está evoluindo rapidamente, trazendo muitos benefícios. Está ocupando um espaço em nossa vida a ponto de nos tornarmos dependentes dela, e a escola com diferentes linguagens de mídia pode se tornar um aprendizado significativo e produtivo para o aluno.
A escola também tem o dever de preparar seus alunos para o uso do computador como forma de construção de novos conhecimentos, podendo muitas vezes fazer a substituição do livro didático por algum tipo de atividades apresentadas em bons sites, dessa maneira despertará um aprendizado inovado.
A tecnologia é um recurso valioso nas mãos dos professores, pois possuem a função de serem mediadores do conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário